GOVERNADOR VALADARES (BRASIL)

enivaldodeoliveira@escolapios.org.br

facebook: Paróquia Nossa Senhoras Das Graças

Web: http://gracasgv.com.br/

A Paróquia Nossa Senhora das Graças da Presença Escolápia de Governador Valadares, MG foi criada em 27 de novembro, de 1956 e confiada aos cuidados pastorais dos religiosos escolápios em 1958. Atualmente é composta por sete comunidades, atendendo também à Comunidade Educativa do Colégio Ibituruna e do Centro Social Itaka Escolápios. Os religiosos e a fraternidade integram a missão nessa pequena porção do Povo de Deus.

Como Paróquia, assume plenamente a proposta do Documento de Aparecida de “ser Igreja evangelizada e evangelizadora”, com três grandes objetivos: Ser uma Igreja mais comunitária e acolhedora; Ser uma Igreja mais Evangélica, enraizada na Palavra de Deus; Ser uma Igreja mais participativa e ministerial. Assim desenvolve as ações pastorais em diversos âmbitos: Movimento Calasanz/Catequese, Liturgia, Batismo, Vocacional, Familiar, Círculos Bíblicos/Boa Nova, Social, Criança, Dízimo, ECC, EAC, RCC, Apostolado de Oração, Legião de Maria, Terço dos Homens, entre outros.

A administração da Paróquia acontece através do Conselho Pastoral Paroquial (CPP)e do Conselho Pastoral Administrativo e Econômico (CPAE) que se reúne a cada dois meses.

Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças

Fotografia do Movimento Calasanz

Fotografia de uma Pastoral Social

Reunião do Projeto Família Solidária

Fotografia de Liturgia

Fotografia de uma formação de adultos

Fotografia de uma atividade de educação não-formal

Paróquia: Comunidade de comunidades

Comunidade Nossa Senhora das Graças (Matriz da Paróquia)

A Comunidade Nossa Senhora das Graças, primeira entre as comunidades, cresceu junto com o bairro que leva o mesmo nome. Atualmente, conta com muitos grupos, pastorais e movimentos, atendendo aos três ministérios básicos da Igreja e comuns aos fiéis: Liturgia, Palavra e Caridade.

A comunidade reúne-se para a Eucaristia diariamente, às 19h, e, no final de semana, em diversos horários. Ao longo da semana, muitas pastorais e movimentos se encontram para articular amissão. A festa da padroeira celebra-se no dia 27 de novembro, sendo esta antecedida por uma fervorosa novena que conta com a participação massiva de fieis de toda a paróquia e da cidade.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A Comunidade do Perpétuo Socorro tem uma história marcada pela participação ativa dos cristãos nas celebrações comunitárias, nos mutirões enas lutas por melhorias sociais no contexto social do Morro do Carapina, onde se situa a comunidade. A catequese, o dízimo, a liturgia, as pastorais da criança e do menor, a solidariedade com as famílias mais sofridas é característica forte dessa comunidade.

A comunidade conta com equipe de liturgia e catequese viva e bem estruturada para todas as idades, círculos bíblicos, pastorais sociais, apostolado da oração, vicentinos e dízimo. Reúne-se para a Eucaristia aos domingos, às 8:30h. A festa da padroeira celebra-se no dia 27 de junho.

Bom Pastor

A Comunidade Bom Pastor surgiu na década de 1960, destacando-se pelo intenso trabalho pastoral dos fiéis, nos círculos bíblicos, celebrações litúrgicas e catequese, acolhendo crianças e jovens. Atualmente, conta com diversas pastorais, grupos e movimentos, que tocam para frente a missão evangelizadora.

A comunidade celebra a Eucaristia aos domingos às 19h e a festa do padroeiro acontece no quarto Domingo de Páscoa, festividade do Bom Pastor.

Santa Efigênia

A Comunidade Santa Efigênia está situada no bairro do mesmo nome e nasceu nos anos 70. A vida comunitária é marcada pela atuação dos fiéis que se organizam em torno das diversas pastorais, especialmente, a Catequese e Liturgia.

A festa da padroeira celebra-se no dia 21 de setembro e a eucaristia é celebrada todo domingo, às 7:30h.

Nossa Senhora da Boa Esperança

A Comunidade Esperança, situada no bairro do mesmo nome, surgiu nos anos de 1970.Atualmente, conta com muitas pastorais e grupos, como catequese, dízimo e liturgia, que organizam e acompanham a missão.

A Eucaristia é celebrada no sábado, às 19:30h e no domingo, às 8:30. A festa da padroeira celebra-se no dia 12 de setembro.

São José de Calasanz

A Comunidade Calasanz nasceu nos anos 90, sendo uma comunidade muito ativa e participativa, com uma organização muito boa, especialmente na liturgia e na catequese. Conta com o trabalho dos fiéis em diversas atividades pastorais.

A celebração eucarística acontece todo domingo, às 19:30h. No dia 25 de agosto, celebra a festa do padroeiro. Nesta busca-se envolver toda a presença de Valadares, por se tratar de festa de Calasanz.

Nossa Senhora da Conceição

A Comunidade Conceição foi fundada nos anos 90, a partir de um círculo bíblico. É uma pequena comunidade cristã, possibilitando relações humanas mais estreitas e familiares. O afeto, a empatia, a participação conjunta e a amizade são características dessa comunidade, onde todos atuam juntos em cada atividade.

Conta com celebrações litúrgicas, catequese, vicentinos, pastoral da saúde e outras pastorais. A Eucaristia celebra-se aos sábados, às 19:30h e a festa da padroeira se dá no dia 8 de dezembro.

Colégio Ibituruna

O Colégio Ibituruna é um centro educativo que atende a alunos de 2 a 17 anos no Ensino Regular e acima de 17 anos, no curso Pré-vestibular. Conta hoje com quase 2000 alunos matriculados nestas duas modalidades.

Atualmente, a Comunidade Cristã do Colégio Ibituruna conta com atividades pastorais ligadas ao Movimento Calasanz/Catequese, Liturgia e Ação Solidária. A Eucaristia celebra-se aos domingos, às 10h.

Centro Social Itaka Escolápios

O Centro Social, localizado ao lado da Comunidade São José de Calasanz, atende crianças, adolescentes, jovens e famílias do bairro Santa Helena e adjacentes.

Acontece no mesmo uma série de atividades educativas e sociais, de segunda a sábado, sendo uma rica presença entre a população mais carente.